Há já alguns anos que sou fiel seguidora do blog ANTE-ESTREIAS - Cinema à Borlix (http://ante-estreias.blogs.sapo.pt/), uma vez que concentra praticamente todos os passatempos em vigor para se poder ganhar convites para as ante-estreias dos filmes. Sendo esta a época que, por excelência, mais me faz querer ir ao cinema (e tendo em conta que não é um vício assim tão económico!), lá vou tentando a minha sorte para assistir, no "Big Screen", aos filmes sobre os quais tenho maior curiosidade (e confesso que não me posso queixar, já consegui ir a umas quantas ante-estreias =) ).
A última antestreia a que assisti na passada 3ª feira (por ter sido premiada no passatempo do Canal Hollywood) foi a de "DALLAS BUYERS CLUB", um dos filmes que acabaria por vir também a integrar a lista dos 9 candidatos a Oscar de "Melhor Filme" (apesar das mais que certas nomeações de McConaughey e Leto, não se tinha a mesma certeza relativamente a se o filme seria incluído neste prestigiante lote de 9 nomeados - que já não havia sido considerado nos Golden Globes na Categoria de Melhor Filme Drama).
"Dallas Buyers Club" retrata a história de Ron Woodroof (McConaughey), um cowboy homofóbico - eletricista de profissão mas cuja paixão é direcionada para o submundo dos 'rodeos' - que leva uma vida abusadamente desregrada (sexo; drogas) e que, por isso, acaba 'surpreendido' com o diagnóstico de VIH (uma doença que para si seria exclusiva dos homossexuais) e com a paralela sentença de 30 dias para "organizar a sua vida". E é no "cumprimento" desta sua sentença que Ron - primeiramente com a finalidade única de se auto-curar e, complementarmente, obter lucro financeiro - acaba por "descobrir" uma forma de a contrariar e de, também assim, ajudar aqueles que outrora desprezava mas que acabaram por se tornar seus companheiros de "luta" - a luta contra uma indústria farmacêutica faminta de lucros mas não tanto de sucesso curativo. E é aqui que entra Rayon (Leto), um travesti seropositivo, que inicialmente serve de ponte negocial entre Ron e outros doentes de SIDA, mas que acaba por figurar a maior transformação do próprio protagonista.
A curiosidade relativamente a este filme prendia-se sobretudo nas já tão aclamadas interpretações de Matthew McConaughey e Jared Leto, entretanto premiadas com os Golden Globes e com os SAG Awards nas respetivas categorias de Melhor Ator Principal (Drama no caso dos Golden Globes) e Melhor Ator Secundário. Tendo em conta as minhas já assumidas preferências por DiCaprio e Fassbender nas mesmas categorias, queria, deste modo, desmistificar as prestações destes atores que, já está mais que visto, são a mais forte concorrência aos meus favoritos.
Com alguma pena minha, sou obrigada a assumir que todo o 'zumzum' à volta destas duas interpretações é para lá de justo, pois temos neste duo os mais que prováveis vencedores das estatuetas douradas (a juntar ao prémios atrás referidos). Dificilmente seria capaz de imaginar McConaughey, que habitualmente vemos em filmes de comédia romântica (género cujas películas muito raramente agregam ao meu até vasto leque de favoritos), a ser capaz de incorporar um personagem de tamanha complexidade física e psicológica. E, na verdade, não só consegue-o como o faz de forma irrepreensível.
Se McConaughey deu verdadeiramente, para este filme, o corpo ao manifesto, o mesmo se pode dizer do regresso de Leto à indústria cinematográfica, na qual é, na minha opinião, manifestamente mais 'feliz' do que no mundo da música. Em bom rigor, "Dallas Buyers Club" acaba por também recordar-nos que Jared Leto é um ator a ter em conta pela sua versatilidade bem como pela forma como exemplarmente incorporará os complexos papéis que lhe possam ser atribuídos (não posso aqui deixar de mencionar a sua já excelente prestação no maravilhoso 'Requiem For a Dream' de Darren Aronofsky). Rayon é, assim, o mais perfeito retrato da capacidade metamorfoseante de Jared Leto.
Ron: Let me give y'all a little news flash. There ain't nothin' out there can kill fuckin' Ron Woodroof in 30 days.
É caso para dizer: You're right Ron. And... I LIKE YOUR STYLE! ;)
Sem comentários:
Enviar um comentário