quinta-feira, 17 de abril de 2014

THE AMAZING SPIDERMAN 2 by Marc Webb

Depois de uma longa ausência, já são alguns os filmes aos quais tenciono dedicar uns minutos da minha escrita. Contudo, retomo as minhas apreciações cinematográficas com o último filme visualizado, que tive o privilégio de assistir à Antestreia ontem: THE AMAZING SPIDER-MAN 2, realizado por Marc Webb, à semelhança do que havia acontecido no primeiro filme desta nova vida de um dos mais carismáticos heróis da Marvel. 












Nunca fui muito dada à leitura de banda desenhada, nem na minha infância. Mas não foi por isso que não assisti inúmeras vezes a episódios de séries televisivas e filmes de diversos super-heróis, tendo naturalmente os meus favoritos. Em primeiro lugar (destacadíssimo) encontra-se Batman, uma posição arrecadada pelos primeiros filmes de Tim Burton e que mantém graças à mais recente e grandiosa triologia de Christopher Nolan. 

Os restantes lugares do pódio são ocupados por Superman e SpiderMan. Importa, porém, referir que os cineastas e atores escolhidos para interpretar Clark Kent em pouco têm contribuído para glorificar o imenso legado deixado por Christopher Reeve (Se o "Regresso do Super-Homem" não foi propriamente memorável, muito pouco haverá a realçar sobre "O Homem de Aço", que foi para mim a maior desilusão cinematográfica de 2013: muitos efeitos especiais, escasso conteúdo e uma interpretação paupérrima de Henry Cavill - ser giro que dói não chega para ser o Super-Homem, o que é uma pena!) 



O mesmo acabava por suceder com o Spiderman de Tobey Maguire: muito "xoninhas", um Peter Parker desinteressante e de humor e postura estranhamente voláteis. Mas a equipa de Marc Webb (nome curioso para o realizador de filmes do Homem Aranha =P) presenteia-nos com toda uma nova e cativante experiência de entretenimento e assim fez renascer Peter Parker, com uma nova e inteligente contextualização do seu passado mas sobretudo com a nova roupagem física e emotiva do personagem brilhantemente personificada pelo jovem ator Andrew Garfield.

Tal como já havia sucedido no primeiro "Fantástico Homem-Aranha", Garfield reveste de modo descontraído e despretensioso este super-herói, tornando-o mais envolvente, divertido, e até mesmo bem mais atraente! Foi e é, sem sombra de dúvida, a escolha certa para interpretar Peter Parker. Mas para isso em muito ajuda a extraordinária parelha que co-protagoniza com Emma Stone. A química entre estes dois transborda para lá do grande ecrã (o que não é de estranhar, tendo em conta que a mesma desenrola-se para lá do "action" de Webb) e todos os momentos de ternura, drama e comédia do casal Peter Parker & Gwen Stacy são um verdadeiro deleite para o espetador.

Mas O Homem-Aranha só O é devido aos incansáveis vilões que sempre vão surgindo para perturbar a vida não só dos cidadãos comuns, como a sua própria. E "The Amazing Spider-Man 2" brinda-nos com dois novos e complexos vilões: Electro (Jamie Foxx) e Green Gobling (Dane DeHaan). 
  

Sobre a personagem de Jamie Foxx pode-se dizer que a trama à volta do seu Electro é bem mais interessante do que a figura em si mesma. Contudo, e como já é apanágio do ator, enquanto não passa do 'invisível' Max Dillon, Jamie Foxx brinda-nos com momentos de comédia inteligente, que no fundo tentam camuflar a complexidade emotiva inerente ao isolamento social de Max que, por sua vez, irá servir de "bateria" para a sua violenta transmutação em Electro. 















Já sobre o "novo" Harry Osborn haverá certamente muito dizer. E é nele que reside para mim a verdadeira surpresa deste filme. Este é muito mais do que o outrora mimado e frustrado Harry de James Franco. É antes um misterioso e perturbado personagem que procura sobreviver a uma pesada herança familiar e genética que o empurram para a vilania, em busca de uma vingança desacertada uma vez que acaba por recair sobre o seu único amigo, Peter Parker.
Enquanto estava a assistir ao filme pareceu-me reconhecer o ator, mas não fui capaz de identificar de que filme ou série seria exatamente. Entretanto o IMDB dissipou-me as dúvidas e, de facto, já havia visto Dane DeHaan num secundário mas relevante papel em "Como um Trovão".  
Dane DeHaan tem em "The Amazing Spider-Man 2" uma notável interpretação e acredito que com ela fará virar ainda mais atenções para si. Ou muito me engano, ou ainda ouviremos falar bastante deste ator!

Resta-me agradecer à Metropolis por ter sido uma das felizes vencedoras do seu passatempo que valeu o convite duplo para a antestreia de um dos filmes mais aguardados do ano, e esperar pela terceira parte desta fulgurante nova vida de um dos meus super-heróis favoritos. 
Este sim é O FANTÁSTICO HOMEM ARANHA =)

Sem comentários:

Enviar um comentário